A principal característica desse sistema é a estrutura composta por perfis leves de aço (Steel Frame) que, em conjunto com as placas estruturais de OSB, formam painéis estruturais capazes de resistir às cargas da edificação de forma segura e eficiente e tão resistentes quanto as de concreto. É um sistema Extremamente flexível, permitindo de forma descomplicada a utilização de qualquer tipo de acabamento tanto no exterior e interior.
Outros componentes são utilizados no sistema construtivo steeel frame, como: elementos de fixação, fechamentos, chapas cimentícias, isolantes termo acústicos e impermeáveis, revestimentos e sistemas hidráulicos e elétricos. Todos eles integram-se no sistema construtivo formando uma cadeia produtiva de produtos industrializados nacionalizados de alto padrão de qualidade na construção civil.
O sistema Light Steel Framing é capaz de atender quaisquer necessidades arquitetônicas, por isso seu emprego é possível em diversos tipos de edificações: casa, prédios (até 7 pavimentos), galpões, fachadas, escolas, hospitais, lojas, mezaninos e outros.
Ótimo desempenho térmico da edificação, pela economia de energia tanto durante o processo construtivo, quanto após a ocupação do imóvel.
Devido ao uso de materiais ecológicos como OSB, que geram melhor eficiência energética do sistema, e redução de desperdício de materiais e baixa emissão de CO².
Até 30% mais econômica em relação a construção convencional devido ao menor prazo de execução, racionalização da mão de obra e materiais utilizados.
Superior desempenho térmico e acústico, além de cumprir todas as exigências da NBR 15575.
Resistência superior à convencionais, resistindo a ventos de até 300 Km/h.
O sistema utiliza produtos de alta tecnologia com garantias estendidas de até 30 anos.
Em função da maior velocidade na execução da obra, podendo chegar a ser 60% mais rápida do que em relação aos métodos convencionais.
Proporciona ambiente limpo, com menor geração de resíduos, oferece melhores condições de segurança ao trabalhador.
Maior facilidade e praticidade, reduz custos de manutenção em um terço quando comparados com os sistemas convencionais.