Se você tem dúvidas sobre o Steel Frame, hoje iremos responder algumas perguntas mais frequentes sobre esse sistema construtivo.
– Qual a principal diferença entre o Sistema Steel Frame e a alvenaria tradicional?
A principal diferença entre o Steel Framing e a construção em alvenaria é o nível de industrialização que o primeiro sistema apresenta. Através do processo industrial, é possível produzir materiais mais resistentes, com acabamento perfeito e alta durabilidade, o que resulta em uma produto final de qualidade incomparável.
– É um sistema construtivo recente?
Não, esse sistema surgiu no século XIX nos Estados Unidos, a partir do sistema construtivo wood framing, utilizado por colonizadores ingleses no período.
A solução frame foi a adotada para atender a demanda da época do alto crescimento habitacional no período, devido e sua velocidade construtiva. Em torno de 1933, com a revolução industrial do aço, foi lançado um protótipo de casa em perfis de aço (steel frame) na Feira Mundial de Chicago.Com a abundância do aço, após a segunda guerra mundial, se tornou uma solução viável.
No mesmo período, pós guerra, o Japão inicia a utilização do sistema também como solução para reconstruir o país. Embora o sistema seja relativamente novo no país, sabemos que temos a possibilidade de crescimento imenso.
– A durabilidade do steel frame é equivalente ou superior a uma construção em sistema convencional? Qual sua vida útil?
A resposta dessa pergunta está diretamente relacionada a maioria dos materiais do sistema construtivo, serem industrializados, garantindo uma durabilidade superior em relação aos sistemas convencionais.
Algumas perguntas básicas que justificam essa afirmação são:
- Quantos anos tem de garantia um tijolo?
- Qual a garantia do cimento, cal, areia, pedra?
- Que garantia temos nos componentes básicos envolvidos em uma construção convencional?
A resposta a essas perguntas são “nenhuma garantia”, pois a garantia quem assume é o construtor.
No caso do sistema construtivo steel framing, temos em média a garantia do fabricante de 20 anos, além da vida útil ser comprovadamente superior aos sistemas convencionais.
Mas como toda construção, independente de sistema construtivo adotado na sua execução, obrigatoriamente há a necessidade de manutenções periódicas, como pintura e eventuais reparos.
– Quanto tempo leva em média para construir uma residência de 100m²?
Para respondermos essa questão primeiramente devemos estabelecer como parâmetro, que o tempo médio de uma construção de 100m² em alvenaria é de aproximadamente 12 meses. Por outro lado, utilizando o sistema construtivo em steel frame ou light steel framing, com um bom planejamento de obra, podemos executar a mesma residência em um prazo de até seis meses.
– Todos os materiais do sistema são fabricados no Brasil?
A maioria dos materiais já são sim fabricados no brasil, somente alguns componentes ainda são importados por motivo da demanda de consumo ainda não atingir o suficiente para justificar a fabricação no país.
– É possível fazer subsolo?
Na maioria dos casos, adota-se para a execução do subsolo o sistema convencional, pois a estrutura não pode ser utilizada como arrimo, mas se o cliente quiser, pode adotar-se uma estrutura mista, primeiramente, arrimo em alvenaria e depois como complemento de estrutura o steel frame .
– Posso utilizar qualquer tipo de acabamento?
Podem ser utilizados qualquer tipo de acabamentos:
- Pinturas convencionais;
- Texturas acrílicas ou projetadas;
- Papéis de parede;
- Revestimentos cerâmicos de todos os tipos;
- Pedras naturais ou industrializadas;
- Fachadas ventiladas;
- entre outros.
Uma consideração relevante é sempre prever o tipo de revestimento para prever e calcular isso estruturalmente se necessário.
– Eu vou escutar sons de outras pessoas de um cômodo para outro?
Utilizando como parâmetro as normas técnicas de execução do sistema, obedecendo a composição mínima exigida, posso afirmar que a acústica será superior a de uma construção em alvenaria.
Testes realizados por órgãos competentes comprovam que uma parede com montantes metálicos de 90mm, revestida dos dois lados com chapas de gesso acartonado de ½”, tem o mesmo desempenho acústico que uma parede de alvenaria de mesma espessura.
Porém, ainda é possível utilizar lã de vidro no interior das paredes, o que aumenta consideravelmente o desempenho acústico das obras realizadas com Steel Framing, deixando-a com uma acústica várias vezes superior a uma parede construída em alvenaria.
Se você ainda tem alguma dúvida, entre em contato conosco clicando AQUI ou solicite um orçamento sem compromisso!